“Os portugueses brancos estão com maior capacidade de aceitação”

Ana Sofia Martins começou por ser modelo, mudou-se para Nova Iorque, e agora fixou-se em Portugal onde está a dar os primeiros passos como atriz. A manequim tem um papel de destaque na nova novela da TVI, A Única Mulher, parcialmente gravada em Angola. Numa entrevista concedida ao semanário Sol, Ana Sofia Martins aborda, entre outros temas, a questão do racismo, tema que vai ser abordado na novela da TVI:

“Não gosto muito de falar sobre isso porque acho que é dar poder a quem o fez. Se aconteceu ou não, não pensei muito. Relativizei, é a solução. Acho que os portugueses brancos, vamos dizer assim, estão com uma capacidade muito maior de aceitação, caiu-lhes a ficha. Afinal, Portugal foi um país com colónias. Fico muito feliz que a maior parte das pessoas comece a aceitar, mas também fico triste pelas que ainda não aceitam. Pelas que acham, por exemplo, que eu tenho de ter o cabelo liso, que tenho de me adaptar. Por exemplo, quando o meu colega Lourenço Ortigão publicou fotos comigo no Facebook, os comentários não eram nada abonatórios: ‘Ela que estique o cabelo’. Eu nasci assim, meus queridos! Tenho fé que isto um dia não seja mais tema, mas enquanto for, precisa de ser explorado e acho que nunca nenhuma novela em Portugal o fez de forma tão crua. Nunca pensei que um dia, por ser diferente, pudesse fazer moda, ser a Mara Venâncio ou apresentadora na MTV. Se calhar foi a diferença que me valeu”, conta.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem