BRONCA: Goucha arrasa convidado que culpa vítimas de abusos

Era apenas mais uma edição da crónica criminal do “Você na TV” e tudo parecia tranquilo. A conversa seguia fluída, com a participação de dois comentadores habituais da TVI, quando uma observação proferida por um deles (Brandão de Melo) levou o apresentador Manuel Luís Goucha a um ataque de nervos.

Em discussão estava o caso de uma menina de 12 anos que, depois de abordada por um homem surdo (de 29), sofreu uma tentativa de rapto, à porta da escola. A vítima começou a gritar e, felizmente, conseguiu escapar do predador, um homem casado, com uma filha de quatro anos, que já se encontrava referenciado pelas autoridades policiais.

Ora, ao longo da conversa, Goucha ouviu o que não gostou e viu-se forçado a interromper, furioso. Ao tomar a palavra, Brandão de Melo defendeu que, aos 12 anos, as meninas já começam a ter formas de mulher, pelo que precisam de ter cuidado. Até aqui tudo bem. O problema surgiu no raciocínio seguinte. “As raparigas de 12, 13, 14 anos têm de se conter (…) Não se exibam também. Não puxem por eles [predadores]”, sublinhou, levando o anfitrião do programa a intervir.

“Já estou a sair do sério. Brandão de Melo, não pode dizer a uma jovem ou a uma mulher que não se exiba para eles, desculpe lá! O homem é que tem de ter discernimento suficiente para não se deixar tentar! A culpa não é da mulher! Isso é uma desculpa! (…) A mulher pode andar como quiser!”, sublinhou, elevando o tom de voz.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem