Bernardo Silva concedeu uma extensa entrevista ao jornal «A Bola» na qual falou da passagem pelo Benfica e de um eventual regresso, de Jorge Jesus, de Guardiola e das hipóteses de Portugal no Mundial2018. O internacional português explicou como é trabalhar com o treinador como Pep Guardiola.

«É um treinador que gosta de ir ao detalhe, que trabalha muito próximo dos jogadores, que dá muito valor às coisas que acontecem dentro e fora do campo. Ao mais alto nível é importante haver comportamentos que ajudem os jogadores a ter bom rendimento, caso da alimentação e do descanso», referiu, antes de esclarecer a relação que mantém com o técnico catalão. «É uma relação profissional, mas quando tem de ser mais amigável também o é. Até agora tem sido impecável comigo. É também um treinador muito direto, incentiva mas diz aquilo que pensa. Gosta muito de futebol, tem uma paixão imensa pelo jogo, vive-o ao máximo. É um prazer trabalhar com alguém assim.»

Antes de rumar ao Mónaco, Bernardo Silva atuou sobretudo na equipa B do Benfica, embora tenha treinado várias vezes na equipa principal, tendo chegado mesmo a realizar um pré-temporada. Às ordens de Jorge Jesus o médio criativo trabalhou várias vezes na posição de lateral esquerdo. Apesar disso, o agora jogador do Manchester City assume ter uma «relação normal» com o treinador do Sporting.

«Não passei muito tempo com a equipa principal. Na época anterior tinha feito três jogos e meia dúzia de treinos e nessa pré-época estive um mês. Foi um treinador que tive durante cerca de um mês em 15 anos de carreira. Se o vir cumprimento-o, obviamente. Não posso dizer que é uma pessoa especial para mim porque não o foi. Percebi que não fazia parte dos planos, treinava-me fora da minha posição, ia voltar para a equipa B e tive de seguir com a minha vida para evoluir e ganhar experiência», recordou.

Questionado sobre se não se teria sido um bom defesa esquerdo, Bernardo preferiu explicar por que razão foi colocado nessa posição.

«Foi um mês de treinos. Com mais alguns meses talvez hoje fosse defesa-esquerdo… [risos]. Na altura, o Eliseu ainda não tinha chegado, apresentou-se mais tarde e o Djavan lesionou-se, faltava um defesa-esquerdo. São coisas normais quando um treinador não conta com os jogadores», elucidou.

Bernardo Silva assumiu o desejo de um regressar ao Benfica, um dos seus objetivos, antes de garantir que nunca jogará no Sporting ou no FC Porto.

«Não posso prometer que um dia voltarei ao Benfica, porque não tenho a certeza, mas tenho a certeza que nunca jogarei no Sporting nem no FC Porto. Não por falta de respeito, são dois grandes clubes em Portugal, mas tenho uma história muito grande de 12 anos no Benfica. É um clube que me diz muito, não me sentiria bem em jogar no Sporting ou no FC Porto», afirmou.

Por último, o jogador fez questão de frisar que Portugal pode conseguir «uma gracinha» no próximo Campeonato do Mundo.

«Portugal tem uma seleção com muita qualidade e ambição. É óbvio que não somos favoritos, só alguém que não perceba muito de futebol é que pode dizer que Portugal é favorito, mas a verdade é que também não o éramos no Europeu e vencemos. Vamos entrar como No europeu, com a ambição de ganhar todos os jogos com calma e inteligência, e quem sabe, conseguir outra gracinha», concluiu.